Processos de fabricação mecânica
Engenharia de Controle e Automação
Processos de Fabricação Mecânica – Prof. Hermano Luis Pantaroto
Higor Felipe Faria Costa Pereira RA: 0954516407
Tiago Manzatto RA: 0901345770
Santa Bárbara D’Oeste
Abril de 2013 Sumário
Introdução a Usinagem 03
Descrição Teórica – Torno Mecânico 04
Descrição Teórica - Fresadora 06
Descrição do Torno Mecânico da Oficina 08
Descrição da Fresadora da Oficina 09
Trabalho Prático 10
Cálculos Efetuados 11
Conclusão 12
Bibliografia 13
Introdução a Usinagem
O termo usinagem significa submetar um material a um processo mecânico de retirada de material para se transformar em uma peça.
Existem vários processos de usinagem, entre eles: serramento, aplainamento, torneamento, fresamento, furação, brochamento, eletroeroção, etc..
Descrição Teórica – Torno Mecânico
Torno mecânico é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica derevolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar (presa em um cabeçote oufixada entre os contra-pontos de centragem) enquanto uma ou diversas ferramentas de corte sãopressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo materialde acordo com as condições técnicas adequadas.
Os tornos conseguem executar diversas operações, entre elas estão: facear, tornearcônico, broquear, filetar ou abrir rosca, abrir rasgos, sangrar, recartilhar, furar com broca, perfilar, mandrilare tornear excêntrico.
Os principais componentes de um torno mecânico são:
Cabeçote Fixo: conjunto de engrenagens e eixo arvore (onde estamontada a placa), é responsável pela rotação da peça. Caixa Norton: conhecida como engrenagem, éformada por eixos e engrenagens, que