Processos de fabricação mecanica
1. Quais fatores influenciam na soldabilidade das partes?
Material e elementos de liga; preparo das superfícies (limpeza quanto a sujeira e óxidos); proteção contra oxidação (gases de proteção); fluxos (material granulado com funções de proteção); velocidade de avanço; posição (e inclinação) de soldagem; taxa de resfriamento; temperatura de pré-aquecimento; pós-tratamento térmico;
2. Existe relação entre o perfil da junta soldada e a espessura das chapas?
Sim. Juntas de topo: flange (partes de até 3mm de espessura); reta (3 a 8mm); em V (14 a 16 mm); em duplo V (16 a 20 mm); em U (acima de 20mm); em duplo U (acima de 20 mm)
3. Faça um esboço da metalurgia da solda, identifique a região menos resistente da solda e explique a diminuição da resistência.
4. Cite qual é o elemento que protege a região de soldagem quanto à oxidação em cada caso: soldagem à gás, eletrodo revestido, TIG, MIG-MAG, arco-submerso.
Soldagem à gás: não aplicável / Eletrodo revestido: revestimento materiais orgânicos e minerais / TIG: Gás Argônio + Hélio / Processo MIG: Argônio ou Hélio / Processo MAG: CO2 / Arco-submerso: fluxo
5. O elemento protetor possui alguma outra função? Quais funções?
Dependendo do processo e do elemento protetor pode servir para estabilizar a temperatura, retardar o resfriamento, estabilizar o arco (Arco-submerso) e introduzir elementos de liga.
6. Quais são as vantagens do processo de soldagem a laser frente aos outros processos de soldagem por fusão apresentados.
Focalização do laser (e do calor) em regiões pequenas (menor zona termicamente afetada/alterada; solda dúctil e sem porosidade; soldagem tanto de chapas espessas como de chapas finas; relativa facilidade de automação e possibilidade de soldagem em qualquer posição.
7. Qual é a principal diferença entre a soldagem por resistência e as soldagens a arco elétrico?
Na soldagem elétrica é utilizada