estudante
Diante deste contexto, o presente trabalho tem por objetivo, propor uma metodologia para a implantação de um serviço de disseminação seletiva da informação no SERPRO, considerando a hipótese de que é possível disseminar informação de maneira seletiva e eficaz, minimizando os esforços de busca e recuperação das informações.
Primeiro será desenvolvida uma base conceitual sobre a disseminação seletiva da informação-DSI, no contexto da gestão do conhecimento. Como um serviço surgido na década de 60, com o objetivo de minimizar esforços dos cientistas na busca de informações relevantes para o trabalho de pesquisa, o DSI é hoje um importante instrumento para o processo de gestão do conhecimento nas organizações. A prática da gestão do conhecimento, requer que a organização crie mecanismos eficazes que proporcionem tanto a produção dinâmica e contínua do conhecimento, como o seu registro e o compartilhamento. Dessa forma, a proposta de implantação de um serviço de DSI, como um mecanismo de compartilhamento de informações redireciona o foco da oferta para o foco da demanda dos usuários, em função dos objetivos da organização.
Descreve-se, em seguida, o Processo Corporativo da Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional do SERPRO, partindo do modelo conceitual e da estrutura organizacional da Empresa. A estruturação deste processo serviu de base para a proposição da