O papel da auditoria
A auditoria é uma atividade que engloba o exame das operações, processos, sistemas e responsabilidades gerenciais de uma determinada entidade, com o intuito de verificar sua conformidade com certos objetivos e políticas institucionais, orçamentos, regras, normas e padrões.
Uma auditoria de sistemas avalia o sistema geral de segurança da empresa e identifica todos os controles que governam sistemas individuais de informação. O auditor deve monitorar o fluxo de uma amostra de transações através do sistema e, caso necessário, realizar testes usando software de auditoria automatizada. A auditoria de sistemas também pode avaliar a qualidade dos dados.
A auditoria lista e classifica todos os pontos fracos do controle e estima a probabilidade de ocorrerem erros nesses pontos. Avalia então o impacto financeiro e organizacional de cada ameaça.
A auditoria de sistemas é o ramo da auditoria que revisa e avalia o controles internos informatizados, visando:
. proteger os ativos da organização; manter a integridade e autenticidade dos dados; atingir eficaz e eficientemente os objetivos da organização.
Sistemas de computação tolerantes a falhas
Como a receita e as operações dependem cada vez mais de redes digitais, as empresas precisam tomar medidas adicionais para assegurar que seus sistemas e aplicativos estejam sempre disponíveis, por isso, instituições financeiras, companhias aéreas e outras empresas cujas aplicações críticas requerem processamento de transações on-line há muitos anos usam sistemas de informação tolerantes a falhas para garantir 100% de disponibilidade. Os sistemas de computação tolerantes a falhas incluem componentes redundantes de hardware, software e fornecimento de energia elétrica, criando um ambiente que oferece serviço continuo ininterrupto. Os computadores tolerantes a falhas contêm chips de memória, processadores e dispositivos de armazenagem de disco extras, que fazem o backup do sistema e mantêm em funcionamento para