Papéis de Auditoria
JÉSSICA EDINARA FERREIRA
RENAN SIMON
RESUMO:
Na operacionalização do trabalho de auditoria, seja ela interna ou externa, existe um elemento essencial na execução desta atividade, que é o registro dos apontamentos do auditor no decorrer da sua função. Este apontamento deve ser feito de maneira muito clara, de tal forma que seja entendido por uma outra pessoa, que mesmo não tendo executado o trabalho, entenda como foi a condução da auditoria, o que foi testado e, a quais conclusões a que se chegou. Neste contexto é que está desenvolvido este artigo, onde abordaremos um tema muito importante em auditoria, que são os papéis de trabalho do auditor, conceituando, demonstrando suas finalidades e objetivos, além de apresentar os tipos mais comuns e as técnicas para sua elaboração.
Palavras Chaves: Papéis de trabalho, marcações de auditoria, referências Cruzadas, codificações, programas de auditoria, modelos de papéis de trabalho.
1- INTRODUÇÃO
Os papéis de trabalho são todas as documentações consideradas importantes que proporcionam a evidência, fundamentando o parecer da auditoria e comprovando que a auditoria foi executada em cima das normas da Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis. Os papéis de trabalho são preparados pelo auditor ou fornecidos a ele no ato de auditoria. Os trabalhos executados por profissionais de auditoria, ganham importância na medida em que são executados com clareza, profissionalismo e transparência, servindo de subsídios para muitas pessoas interessadas nas informações que estes transmitem. Todos estes papéis de trabalho integram um processo organizado de um registro de evidências, por intermédio de informações em papéis, filmes, meios eletrônicos ou outros que assegurem o seu objetivo a que se destinam. Esses papéis de trabalho destinam-se a ajudar, pela análise de documentos de auditorias anteriores ou pelos coligidos quando da