A importância do desenho infantil.
Este trabalho vai falar sobre a importância do desenho infantil, na alfabetização na faixa etária de dois a sete anos.
Muitas crianças ao chegarem ao primeiro ano do ensino fundamental apresentam dificuldades de aprendizagem relacionada a escrita. É possível que esta criança não tenham tido oportunidades significativas de interação na educação infantil, fase na qual se desenvolve a função simbólica e consequentemente os sistemas de representação, fato que pode ter prejudicado o desenvolvimento da criança.
Segundo(1970) Viktor Lowenfeld-W.Lambert Brito. Ao desenhar na infância faz com que a criança desenvolva o seu emocional, intelectual, físico, percentual, social, estético e o criador.
De acordo com (Ana Angélica Albano Moreira,1997).Podemos ter uma visão clara que toda a criança, ao desenhar está expondo seu pensamento e sentimento, e através de criar, estará desenvolvendo sua capacidade de identificar e reconhecer coisas novas para seu aprendizado.
A arte de desenhar está na vida das pessoas desde a primeira origem (homens das cavernas), o desenho na infância faz com que as crianças criem um espaço, de jogo, silêncio e concentração ou ruídos seguidos de comentários e canções, mas sempre em espaço de criação.
O primeiro ato de desenhar começa nas crianças de dois a quatro anos em forma de garatujas: que são apenas rabiscos desordenados, mas com o tempo elas descobrem, que existe uma ligação entre seus movimentos e os traços que faz no papel. Então começa da formas mais definidas a estas garatujas como círculos. Através das garatujas é possível reconhecer cada criança com sua maneira de garatujar.
A criança não nasce sabendo desenhar o meio que propicia este conhecimento a partir das estruturas mentais que possibilitam a criança interpretarem o mundo. Dessa forma o conhecimento não resulta da relação da criança com os objetos, mas da sua interpretação e representação.
Conclui-se que o desenho é muito