A IMPORTANCIA DO DESENHO INFANTIL
Toda criança adora desenhar. Isso se deve ao fato que o desenho é uma atividade lúdica e divertida , na qual a criança tem a liberdade de se expressar através de traços e cores.
Desenhar, além de ser uma forma de expressão, contribui para o desenvolvimento infantil pois ajuda na organização do pensamento, desenvolve a mente, trabalha os sentimentos e ajuda também o desenvolvimento da coordenação motora .
Para a criança , o desenho constitui um modo de expressão particular, no qual ela revela os seus sentimentos , seus desejos, as suas ideias, suas vontades e as suas experiências como também exprime a sua concepção de mundo através das diferentes maneiras de expressar o ambiente a sua volta.
Ao desenhar a criança conta a sua historia, seus pensamentos , suas fantasias, seus medos, suas alegrias, suas tristezas. No ato de desenhar, a criança age e interage com o meio , seu corpo inteiro se envolve na ação, traduzida em marcas que ela mesmo produz, se transportando para o desenho, modificando e se modificando.
Os desenhos infantis, na maioria das vezes sem lógica para o adultos podem demonstrar a maneira como a criança entende o objeto desenhado e não apenas como ela o vê. Por isso nem sempre o desenho é uma cópia fiel da realidade. Ao desenhar a criança também imprime suas ideias e sentimentos , assim, o desenho infantil pode dar pistas de como o raciocínio da criança esta estruturado.
Por esse motivo, muitos educadores, psicólogos e psicopedagogos utilizam o desenho infantil para planejar suas ações didáticas, seus diagnósticos e intervenções terapêuticas. Realizam a leitura e a interpretação dos desenhos por meio de técnicas cientificas próprias para esse fim dentro de cada área de atuação profissional, buscando compreender melhor a criança , sua vida, seu grupo social e, principalmente seu emocional.
Se antigamente o desenho não tinha qualquer relevância, ou