A importância do brincar na educação infantil
título do trabalho:
A importância do brincar na educação infantil
Pontes e Lacerda.
patricia eugenia dos santos
título do trabalho:
A importância do brincar na educação infantil
Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Ensino de arte e musica,Ensino de matemática na educação infantil,Ensino de natureza e sociedade, Seminarios v, Estagio curriculario Obrigatorio I gestão.
Orientador:Rosily Montagnini, Keila Tatiana Boni, Andreia Zompero, Raquel Lemos, Vilze Vidotti
PONTES E LACERDA
2014
INTRODUÇÃOO brincar e uma forma importante de comunicar, por meio deste ato que a criança, facilita a construção da reflexão a autonomia e da criatividade, estabelecendo, uma relação entre jogo e aprendizagem, para definir a brincadeira infantil a importância do brincar para seu desenvolvimento, os aspectos físicos, sociais, culturais, afetivos, emocionais e cognitivos, para tanto se faz necessário também conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre a ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja de que brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa olhando não exatamente para so o lazer, mas sim, um ato de aprendizagem. Neste contexto, o brincar na educação infantil da direito a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, ajudando na integração do individuo na sociedade. E importante perceber e incentivar a capacidade de criadora das crianças, pois se constitui numa das formas de relacionamento e recreação do mundo na perspectiva da lógica infantil.
DESENVOLVIMENTOBrincar e a linguagem que as crianças usam para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro. Quando a criança é incentivada ela adquire novas habilidades e desenvolve a imaginação e a autonomia. E possível brincar sem ter nada em mãos,