Regiões Geoeconômicas do Brasil
A divisão oficial das regiões do Brasil é estabelecida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São cinco as regiões do Brasil, Norte, Sul, Sudeste, Noroeste e Centro-Oeste, porém além dessas regiões, existe outra divisão do território brasileiro, que são as regiões geoeconômicas do Brasil.
Amazônia
Formada por todos os estados da região Norte, além do Mato Grosso (exceto a porção sul), e o oeste do Maranhão, esta região corresponde a 60% do território do Brasil, abrangendo também toda a Amazônia Legal. Mesmo sendo o maior complexo regional em área, ele abriga a menor parcela da população brasileira, apenas 7% do total.
O clima nesta região é quente e com bastante chuvas, e a vegetação predominante é a Floresta Amazônica.
As atividades econômicas mais desenvolvidas são: extração mineral, agropecuária e extrativismo vegetal. As indústrias são pouco desenvolvidas na r
Centro-Sul
É formado pelas regiões Sul, Sudeste (exceto o extremo norte de Minas Gerais) e Centro-Oeste (exceto o centro-norte de Mato Grosso), além do extremo sul de Tocantins. Corresponde a aproximadamente 22% do território brasileiro, e abriga cerca da 70% da população do Brasil, considerada a região mais populosa do país.
É a região mais desenvolvida economicamente, e é a principal responsável pelo PIB (Produto Interno Bruto) nacional, cerca de 75% do PIB brasileiro. Economia dinâmica e muito industrializada. As principais atividades econômicas são: agropecuária moderna, variados segmentos industriais, bancos, desenvolvimento de pesquisas científicas e serviços diversos.
Apresenta também o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país.
Nordeste
É composto por todos os estados nordestinos, além da porção norte de Minas Gerais, e corresponde a aproximadamente 18% do território brasileiro, sendo o menor complexo regional.
O território nordestino apresenta contrastes naturais e disparidades econômicas entre as áreas