A PRODUÇÃO DO ESPAÇO NO CAPITALISMO AS REGIÕES GEOECONOMICAS DO BRASIL
AS REGIÕES GEOECONOMICAS DO BRASIL
Joinville
Maio/2014
ALISSON BATISTA, ALISSON P. OSÓRIO, JENIFER R. ESIDIO, LUIZ FELIPE L. ZANARDO, VANESSA HESS.
A PRODUÇÃO DO ESPAÇO NO CAPITALISMO
AS REGIÕES GEOECONOMICAS DO BRASIL
Joinville
Maio/2014
SUMÁRIO
Introdução 3
As Regiões Geoeconômicas do Brasil 4
Conclusão 7
Apêndice 8
Bibliografia 9
INTRODUÇÃO
A divisão oficial do Brasil em cinco regiões foi criada, em 1969, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, antes disso, em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger já havia proposto outra divisão regional do país, em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais.
Ela se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, ela busca refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes.
De acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.
Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.
AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL
A divisão do Brasil em regiões geoeconômicas segue, principalmente, critérios socioeconômicos, mas não é ainda oficial.
Além da divisão regional brasileira composta por cinco macrorregiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste), existe outra divisão do território nacional (ainda não oficial). Essa outra proposta de regionalização tem como critérios os aspectos naturais e, principalmente, os socioeconômicos, são as chamadas regiões geoeconômicas do Brasil.
Essa divisão estabelece três regiões geoeconômicas – a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Os estados que integram essas regiões apresentam várias