A divisão do brasil em 3 regiões geoeconomicas
São três as divisões:
A Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.
A Amazônia
A Amazônia representa a região que durante séculos foi deixada de lado, embora nos dias de hoje venha sendo intensamente ocupada num processo de destruição de suas matas.
A Amazônia simboliza talvez o “Brasil do futuro”, um território com muitos recursos naturais¬- madeira, frutos, fauna (incluindo peixes), minérios, etc.Porém essas riquezas vêm sendo destruídas pela rápida ocupação da região amazônica, que beneficia apenas uma minoria privilegiada.
O Nordeste
O Nordeste representa a porção territorial de ocupação econômica mais antiga do país.No passado já contou com a maioria da população nacional, mas a partir do século XIX vem fornecendo grande número de migrantes para as demais regiões.
O Nordeste simboliza o “Brasil velho”, o Brasil colonial, com enormes plantações monocultoras, mão-de-obra extremamente mal remunerada e pobreza intensa.
O Centro-Sul
O Centro-Sul é a região que mais se desenvolveu após a independência e a abolição da escravatura.É a parte mais industrializada e urbanizada do Brasil.
O Centro-Sul, por sua vez, representa o “Brasil novo”, o Brasil da indústria e das grandes metrópoles, o país da imigração e da modernização da economia.
Na realidade, a caracterização de cada uma dessas regiões é bem mais complexa.O Nordeste, por exemplo, além de ser uma área tradicional, contém aspectos modernos, representados por indústrias avançadas (como as petroquímicas) e por zonas agrícolas bastante mecanizadas.Em geral, porém, predomina a herança colonial, o tradicionalismo.
Da mesma forma, o Centro-Sul não é apenas uma região moderna e industrializada.Aí também existem grandes propriedades agrícolas que muitas vezes são monocultoras, bem como força de trabalho mal remunerada (uma característica de todo o Brasil, embora talvez mais acentuada no Nordeste) e grande número de subempregados e mendigos nas ruas das