A importância do ato de liderar
Objetivo: Detectar as principais diferenças dos tipos de lideranças; Comparar os tipos de liderança; Destacar a importância da liderança para a nossa formação acadêmica;
Justificativa: saber exercer a liderança é muito útil para nossa formação, pois bem assessorado pela liderança de um bom pedagogo, o professor inova com criatividade e segurança, sem se sentir sozinho na construção da própria competência pessoal e profissional. Pode contar sempre com a parceria de alguém capaz e disponível.
O pedagogo atuante favorece a formação de grupos de estudo, fortalece a interação humana na escola, melhora o clima organizacional de maneira significativa, estimulando o respeito mútuo e a boa convivência.
Introdução: Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenómeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais e recíprocas, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à obtenção de determinados objectivos específicos. As funções de liderança incluem, portanto, todas as actividades de influenciação de pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções executivas.
Desenvolvimento: Comparando os tipos de liderança para a atuação do pedagogo; A) Autoritário - aquele que determina as idéias e o que será executado pelo grupo, e isso implica na obediência por parte dos demais. É extremamente dominador e pessoal nos elogios e nas criticas ao trabalho de cada membro do grupo. Certamente tal conduta prejudicaria, e muito nossa atuação seja na escola ou em qualquer empresa, pois ninguém precisa de um ditador egoísta que só pensa em si. Se agirmos assim, ao invés de unirmos o grupo e aproximá-lo, ele tornar-se-ia cada vez mais desunido e distante.
B) Indeciso- Não