Liderança - lei do amor
DELEGACIA DA BAHIA
[pic]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA
[pic]
LIDERANÇA
Salvador
2012
ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA
DELEGACIA DA BAHIA
LUCIANA PEREIRA MACHADO DA SILVA
LIDERANÇA
A LEI DO CORAÇÃO
Trabalho de Liderança do curso apresentado a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra como requisito parcial de avaliação da disciplina de Liderança do curso de Pós Graduação.
Orientador: Comandante e Professor Sergio Loncan
Salvador
2012
1. INTRODUÇÃO
Liderança tornou-se um assunto constante, amplo e atualmente representa um fator de extrema relevância para lidar com os mais diversos desafios existentes no planeta e, em particular, com aqueles relacionados aos seres humanos e organizações. O autor James C. Hunter diz que aprender a liderar é aprender a amar. Ou seja, não a “sentir” amor, mas a praticar amor.
O Líder e liderados encontram-se numa relação de influência recíproca, sem liderados, não há liderança e nem missão. A tarefa, ou missão é a principal ligação dos seguidores com o líder.
Existe uma grande diferença entre um chefe e um líder, um chefe executa suas funções e cumprem as metas traçadas, um líder faz isso tudo e ainda desenvolve as pessoas que estão ao seu lado nesse processo. Todo líder deve ser um servidor para seus liderados, dando a eles a devida importância, sabendo medir seus atos e decisões.
A globalização trouxe o progresso e com ele muitas mudanças, com isso o perfil de um líder vem se adequando e modelando para encarar essas mudanças. Existem muitas explicações quando o assunto é definir se a pessoa é treinada para ser líder ou nasce líder,