Liderança Nas Empresas
Neste trabalho será discutida a evolução das lideranças nas empresas ao longo dos anos, suas melhorias, seus tabus, o que falta melhorar, seu uso da melhor forma. Como objetivo, analisar este ato tão antigo e fundamental de administrar as corporações, comparando a forma antiga e a atual, verificando as modificações que foram benéficas aos sistemas de gestão. Ver o conceito, como liderar com eficiência, quais os parâmetros a serem seguidos se realmente existirem. Se perceberá que houve uma grande evolução em vários aspectos, adicionando um dinamismo na forma de gerenciar ou liderar. A revolução além de industrial foi mental. Como método de pesquisa foi utilizado único e exclusivamente uma pesquisa embasada em livros.
Palavras-chave: Liderança. Qualidade. Corporativismo.
1. INTRODUÇÃO
No mundo globalizado de hoje as empresas estão cada vez mais competitivas. Cada vez mais se exige maior eficiência em menor tempo. A qualificação das pessoas está cada vez mais sendo colocada à prova. Portanto uma boa liderança é fundamental. Mas o que seria uma boa liderança? O que poderia ser feito para que as corporações tivessem cada vez mais qualidade nesse quesito? Qual o padrão a ser seguido? Na sequência apresentaremos alguns tópicos identificando soluções apropriadas para estas dúvidas.
2. CONCEITO DE BOA LIDERANÇA
Uma pessoa é líder nata quando percebe determinadas características na mesma; Quando tem atitude, visão, é vista como exemplo a ser seguido pelos colegas, relaciona-se bem com todos e sabe a melhor maneira de conseguir algo melhor para os colaboradores. Segundo Normann (1993) dois tipos de líderes bem sucedidos podem ser vistos nas empresas; Aquele que cresce e se autodesenvolve junto com a empresa, e o que tem habilidade para conseguir resgatar o que há de melhor das pessoas em sua volta. O líder ideal seria uma mescla dos dois tipos. “Isso corresponde diretamente com a ideia de ’vender em