A importância de Durkheim para a sociologia
Durkheim tem como ideia fundamental , o fato de que a sociedade deve ser vista como um organismo vivo, também acreditava e concordava que a sociedade apenas se mantém coesa quando de alguma forma compartilham suas crenças, comportamentos e sentimentos em comum.
Emile Durkheim diferente sociólogos Comte e Spencer, pensava que para a definição de sociedade não se poderia partir da ideia pré – estabelecida e sim encontrar um jeito supremo de vida social, de forma que fosse ignorada as diferentes espécies de sociedades, suas principais funções e suas leis. Para entender e estudar a evolução da sociedade ele não partia dos conceitos concretos, de quem eram elas ou até mesmo de onde vieram. Para começar a estudar a sociedade ele partia dos fatos sociais que as compunham como: a análise dos fatos sócias , o conjunto de crenças e sentimentos coletivos , que são a base da coesão da sociedade , o estudo moral das pessoas.
O método Sociológico de Durkheim, partiam da sua visão sociológica e que apresentavam ideias centrais. Uma delas é a contraposição do conhecimento filosófico da sociedade, a filosofia busca explicar a sociedade através da dedução, a partir do conhecimento humano, ou seja, para os filósofos a sociedade e os fatos sociais são explicados através do conhecimento de cada individuo que os compõem.E para Durkheim isso não era essa concepção era muito ilógica pois partia da ideia de dedução e não tinham validade cientifica e para ele a ciência tinha que ter fatos que provasse tal concepção.
Os fenômenos sociais, não devem partir da razões de cada pessoa, mas sim da sociedade e da interação dos fatos sociais .
Para Durkheim as pessoas são mais que o