Durkheim: importância para sociologia, desenvolvimento e caracterização de seu método de pesquisa
DURKHEIM: IMPORTÂNCIA PARA SOCIOLOGIA, DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE SEU MÉTODO DE PESQUISA
DURKHEIM: IMPORTÂNCIA PARA SOCIOLOGIA, DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE SEU MÉTODO DE PESQUISA
IMPORTÂNCIA
A importância de Émile Durkheim para a sociologia é simplesmente inquestionável. Depois de Augusto Comte, o criador da sociologia, Émile Durkheim é o mais importante pensador da sociologia, pois foi ele quem formalizou a sociologia como ciência e a transformou em objeto de estudo e a inseriu no meio acadêmico.
Durkheim e seus ajudantes pensadores separaram a Sociologia da Filosofia e colocou-a como uma disciplina a mais, como todas as outras. Durkheim estava preocupado em definir o método e como esta nova ciência iria ser usada. Ele montou com precisão o tipo de acontecimento sobre os quais o sociólogo deveria se dedicar: os fatos sociais que seriam o objeto da Sociologia.
A educação dos filhos pelos seus pais faz um papel muito importante na insersão das crianças na sociedade em que vivem, até que, depois de um tempo, as regras, leis e valores morais são absorvidos e transformadas em hábitos.
DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO
Depois de identificados e caracterizados os fatos sociais, a preocupação de Durkheim voltou-se para a atitude do sociólogo pensador, a fim de que seu estudo tivesse realmente bases científicas. Para Durkheim, não haveria explicação científica se o pesquisador não fosse neutro em relação aos fatos, garantindo uma análise mais objetiva. Foi preciso que o sociólogo deixe de lado seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado, pois eles nada têm de científico e podem distorcer a realidade dos fatos.
Procurando garantir à Sociologia um método tão eficiente quanto o desenvolvido pelas outras ciências, Émile Durkheim dizia para o cientista encarar os