Regiões económicas de angola
O espaço geoeconómico refere-se às relações e à distribuição das atividades econômicas no espaço geográfico, enquanto o espaço econômico “corresponde a uma noção abstrata de espaço matemático, definido por um conjunto de propriedades e independente de qualquer sistema de coordenadas.
O conceito de pólo de desenvolvimento tem sido frequentemente mal compreendido. Ele tem sido confundido com as noções de indústria-chave, de indústria básica e de conjunto industrial; segue-se daí a concepção errônea segundo a qual o pólo de desenvolvimento seria um monumento industrial erigido à glória da futura industrialização regional, uma garantia de crescimento econômico certo. Ou ainda alguns consideram como pólo de desenvolvimento qualquer estabelecimento ou empresa importante, de preferência industrial, que exerça efeitos benéficos sobre a área geográfica onde esteja localizada.
Regiões Económicas de Angola
Região económica; é uma parte do território nacional onde os agentes económicos relacionam entre si, com uma estrutura suficientemente completa para poder funcionar com uma certa independência mantendo laços com o resto da economia nacional. Angola- localizada na região Ocidental da África Austral, entre os paralelos 5 e 18 de latitude Sul, o território de Angola inclui parte dos sistemas hidrográficos do maior rio da África Ocidental, o Zaire ou Congo (4000 km), e do maior rio da África Oriental, o Zambeze (2680 km). O seu território é mais de duas vezes maior do que o da França e o da Grã-Bretanha, e quase doze vezes maior do que o de Portugal. Faz fronteira, a Norte e Nordeste, com a República Democrática do Congo, a Leste com a Zâmbia e a Sul com a Namíbia, sendo banhada a Oeste pelo Oceano Atlântico.
O potencial económico de Angola é elevado, diversificado e tem merecido uma especial atenção por parte da comunidade empresarial, nacional e estrangeira.
Angola dispõe das mais importantes reservas de petróleo, gás natural e diamante