Curso de Maturidade Cristã
Introdução
Em romanos 8:1, Paulo fala de duas formas divergentes de a pessoa orientar a sua vida: vive-la segundo a carne ou segundo o Espírito.“ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não vivem segundo a carne mas segundo o Espírito. “No desenvolvimento do cap.8, vê-se que os dois caminhos alternativos são: “viver segundo a carne” ou “viver segundo o Espírito”.
É do ser humano que o apóstolo fala, quando fala da carne: Rm 3:20; Gl 2:20; Fp 1:22 etc. No novo testamento o ser humano é apresentado como tridimensional:
Sôma-corpo Psyché- alma Pneuma- espírito
Sendo Sôma a sua dimensão material, a Psyché a sede do pensamento e dos sentimentos e o Pneuma o elemento vital. O homem na visão bíblica é uma unidade de corpo-alma-espírito e a esperança cristã não é, como nos gregos, que o espírito será um dia liberto da prisão do corpo, mas o cristão espera a ressurreição da pessoa integral. O Credo dos Apóstolos, que traduz bem o ensino bíblico, diz: “Creio na ressurreição da carne e na vida eterna”. Esperamos viver eternamente na nossa entidade integral. Este corpo que agora temos será transformado (corpo glorioso), mas será o nosso corpo, como Jesus ressuscitado tinha o seu corpo( I Co 15: 53-54).
Duas orientações
Há, pois, duas formas de orientar a vida: uma que o homem se guia segundo as exigências, as apetências e as possibilidades de seu corpo e da sua mente; e outra em que o homem entrega a orientação da sua vida ao Espírito. Estar em Cristo é em termos práticos, estar convertido a Cristo e ao Seu Evangelho, ter comunhão com Ele no Espírito e estar no Corpo de Cristo que é a Igreja. Ser cristão é ter nascido de novo, em Cristo, mas é um fato que no cristão continua presente o “homem velho”. Como lembrou Lutero: “ o cristão é simultaneamente justo ( anda segundo o Espírito) e pecador ( anda segundo a carne)”. Paulo diz de si mesmo que é carnal ( Rm: 7:14), mas