APS - uNIP
1. INTRODUÇÃO 4
2. ANÁLISE DO PROFISSIONAL: GERENTE DE PRODUTOS 5
3. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DO GERENTE DE PRODUTOS 6
3.1. Conhecer o produto 7
3.2. Garantir a qualidade do produto 7 O gerente tem a responsabilidade de se preocupar com a qualidade do produto, e para isso, conta com a colaboração das áreas de desenvolvimento, produção e suporte da empresa. 7
3.3. Manter contato com o mercado 8
3.4. Atuação junto à empresa 8
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS. 10
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. INTRODUÇÃO
Durante a década de 80, devido o crescimento das organizações e a velocidade de implantação de ações de marketing solicitadas pelo mercado, surgiu o profissional: Gerente de Produtos.
Dessa maneira, empresas dos mais diferentes segmentos foram fortalecendo suas áreas de produtos. E aos poucos, foi-se entendendo melhor o papel dos profissionais de produtos e suas responsabilidades.
Planejar, dirigir, organizar, controlar. É o profissional responsável por trazer a visão do cliente para dentro da empresa, organizar as áreas e pessoas chaves, angariar recursos interna ou externamente e, finalmente, levar ao cliente uma oferta diferenciada que se adeque às suas necessidades. Talvez em nenhuma outra área de marketing o profissional seja tão exigido a desenvolver essas atividades de maneira tão intensa quanto na gerência de produtos.
Portanto, este trabalho tem como objetivo, discutir e analisar o profissional de Gerência de Produtos em todo o seu ciclo.
2. ANÁLISE DO PROFISSIONAL: GERENTE DE PRODUTOS
Na maioria das empresas que adotam a estrutura de produto como base de sua organização, as atividades desenvolvidas pelos gerentes de produtos são extremamente complexas e trafegam por áreas que vão desde o controle financeiro até a criação de campanhas. As atribuições do gerente de produto, basicamente são: definir os 4p’s (produto, preço, praça e promoção), gerenciar a linha de produtos, posicionamento, segmentos, apresentação, preço,