A importância das diretrizes curriculares na educação infantil
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................ 6
REFERÊNCIAS.......................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
A organização do Espaço Educativo na Educação Infantil é o eixo integrador das disciplinas do 4º semestre. É o momento para compreender a instrumentalização do trabalho pedagógico junto às crianças de 0 a 5 anos.
Os conteúdos que compõem as disciplinas do 4º semestre do curso de Pedagogia estão embasados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. E as diretrizes fundamentam-se numa concepção de criança sócio-histórico-cultural, cidadão de direitos. Nas interações entre os aspectos da natureza e da cultura, a criança apresenta especificidades, onde as práticas de educação devem estar ligadas a dimensão do cuidado.
2 DESENVOLVIMENTO
A Educação Infantil é considerada o período escolar destinado ao atendimento de crianças de 0 a 5 anos de idade. Para que esta educação seja de qualidade, o educador deve ser um profissional capacitado e comprometido com o processo educacional.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil vem consolidar os direitos sociais da criança de 0 a 5 anos a uma educação infantil de qualidade. É um instrumento articulador do trabalho pedagógico, destaca a necessidade de estruturar e organizar ações educativas com qualidade e valorizar o papel dos professores que atuam na educação infantil.
Os conteúdos que compõem as disciplinas do 4º semestre do curso de pedagogia propicia o início do pensar e da discussão dos conhecimentos sobre a criança, os espaços educativos, a ação docente e suas