A importância da água para os seres vivos
A água é o elemento natural que se encontra em abundância em todo planeta terra, ou melhor, “planeta água”, esta expressão se faz, pois cerca de 70% de nossa superfície é composta por água.
Mesmo com toda essa quantidade, há somente 4% de água doce, ou seja, própria para consumo e necessidades de todos os seres presentes na terra.
Mas não é só na superfície que encontramos essa substância, todo ser vivo possui em média 75% de água em seu corpo. Podendo também representar cerca de 70 a 90% do nosso peso, dependendo de cada ser, alguns chegam a ultrapassar essa quantidade, como a medusa, um animal marinho, que possui 95% de água.
Se a água faz parte dos seres vivos, porquê os animais tem necessidade de beber e as plantas de absolver ?
Porque ocorre uma perda constantemente dessa substância, em nós do reino animal isso acontece por meio da transpiração (suor), da lágrima, da urina, etc. As plantas também perdem água, sob a forma de vapor, essencialmente através das folhas.
Pesquisas indicam que o homem pode sobreviver cerca de 50 dias sem comer, mas pode morrer em poucos dias (em média 4 dias) por falta de água em seu organismo.
Segue abaixo alguns fatores que comprovam que a água é um elemento essencial para o corpo humano: * Ela transporta substâncias indispensáveis a vida * Mantém as células no e forma adequada * Faz parte de todos os líquidos do organismo, como : o sangue, a urina, o suor, etc. * Regula a temperatura do corpo através da transpiração, fazendo com que ocorra a perca de calor, e assim o esfriando. * Melhora o metabolismo * Faz parte de toda transformação feita no interior do organismo e etc.
O adequado para o ser humano é consumir em média 2 litros de água por dia. Assim não é recomendado esperar sentir sede para usufruir desse elemento, pois essa sede significa uma desidratação do organismo.
Para pessoal acima de 60 anos é ainda mais adequado manter o hábito de consumo da