Importância da agua para os seres vivos
A água ocupa cerca de ¾ de toda a superfície terrestre. A maior parte dessa água forma os oceanos, mares, rios e lagos e, em menor porporção, ela está nos sedimentos, na atmosfera e nos organismos vivos.
Ela é essencial aos seres vivos e ao meio ambiente, pois desempenha papel fundamental no mecanismo bioquímico dos seres vivos.
A água possui algumas propriedades muito importantes: é capaz de armazenar energia (calor específico), possui ponto de fusão e densidade específica. Estas propriedades, em conjunto, impedem que uma grande massa de água se congele ou se aqueça rapidamente.
A água já estava presente no início da formação da Terra e foi o berço de todas as formas de vida que habitam o planeta.
Na Grécia Antiga, o filósofo Tales, nascido em Mileto por volta de 640 a.C., já reconhecia a água como a matéria básica ou o elemento a partir do qual se formavam todos os outros. Ele dizia que a Terra era um disco que flutuava na água, sendo que nesta estava a origem de toda a vida.
No século XVIII, o vapor d’água foi utilizado para a construção da máquina a vapor, que foram usadas em indústrias testeis e também para mover barcos e trens.
Para países que possuem costas marítimas a água possui uma enorme importância política e econômica.
Importância da água para os seres vivos
Quando se determina qual a finalidade que a água será utilizada, ela deve apresentar um conjunto de características que irão conferir a ela a qualidade desejada.
O conselho Nacional do Meio Ambiente(CONAMA), através da resolução nº 20, de 18 de Janeiro de 1986, classifica os diferentes tipos de água e estabelece os parâmetros e indicadores específicos, de modo a assegurar seus usos preponderantes.
Portanto, a água que é utilizada em nossas casas, na indústria, no lazer, pesca, devem atender padrões estabelecidos, ditados pelas normas do país.
A água presente