Síntese da Legenda Áurea
Síntese
Síntese dos capítulos 7, 8 e 61 do livro “Legenda Áurea, Vidas dos Santos”
Thayssa de Lima Trancozo
26 de março de 2014
Introdução
Este texto é uma síntese de alguns capítulos do livro “Legenda Áurea, Vidas de santos” de Jacopo de Varazze. Aqui estarão expostas as principais ideias do texto de forma concisa e inteligível, discriminadas na ordem de seus capítulos e com seus devidos títulos e nomeações.
Santa Anastácia
De extrema nobreza, Anastácia era de um pagão e uma cristã chamados Pretaxato e Fantasta, respectivamente. Ela aprende sobre a fé cristã com sua mãe e o beato Crisógono. Ela se casou com Públio, mas simulou doença para evitar as relações conjugais, porém ao saber que ela saía para ajudar aos cristãos presos, seu marido a prendeu em casa muito bem vigiada e privada até mesmo de comida, pois esperava que a mesma falecesse e assim ele pudesse ficar com a sua fortuna. Todavia o marido faleceu e Anastácia foi liberta.
A seu serviço Anastácia tinha três irmãs de grande beleza que se recusavam a ceder às paixões do prefeito e este mandou prendê-las. Um dia querendo saciar seus desejos, o prefeito foi rejeitado outra vez e teve um acesso de loucura. Quando se saciou, com panelas e caldeirões que pensava serem as irmãs, seus serviçais que os esperavam do lado de fora achavam que tinha se transformado em demônio e por isso bateram nele e fugiram.
O prefeito foi então procurar o imperador Diocleciano para se queixar, mas os guardas também pensaram que ele estava possuído e também o agrediram. Ele não conseguia compreender isso por achar que ainda estava em suas nobres vestes e por não conseguir perceber seu estado. Quando lhe mostraram a verdade, pensou que tinha sido enfeitiçado e ordenou que trouxessem as moças e arrancassem suas roupas para tivesse prazer. Quando tentaram fazer isso as roupas delas aderiam ao corpo de forma que ninguém conseguia arrancar. Isso o perturbou de tal