Teoria da contabilidade
Ronaldo Cordeiro Bezerra
Jaqueline Gonçalves Mendonça
TEORIA DA CONTABILIDADE
PARTE 1 – ATIVIDADE AVALIATIVA
ARCOVERDE
2013
Conceito da Contabilidade
É a ciência que estuda e controla o patrimônio de uma pessoa física ou jurídica, tendo o objetivo de representar graficamente para a tomada de decisões.
Muitas foram as teorias em 150 anos de doutrina contábil visando identificar o objeto e a finalidade da contabilidade. Das inúmeras teorias, o Patrimonialismo sobressaiu e hoje é a mais aceita. O patrimônio foi eleito como o objeto da contabilidade por Vicenzo Mazi. Esta teoria possui um conjunto estruturado de conhecimentos capazes de prever futuros fenômenos patrimoniais.
As principais funções da contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em base da atividade econômica ou social da pessoa jurídica ou física.
Usuário da contabilidade:
“Usuário é toda entidade, seja tal entidade empresa, ente de finalidades não lucrativas, ou mesmo patrimônio familiar.” Definição de usuário de acordo com o IBRACON. Os usuários da contabilidade podem ser classificados em dois grupos:
● Internos: Empregados, gerentes, diretores, etc.
● Externos: Bancos, fornecedores, governo, pessoas físicas, etc.
A importância da contabilidade na tomada de decisões:
A contabilidade auxilia os gestores no processo de tomada de decisões, já que registra, resume, verifica e interpreta os dados de natureza econômica e financeira que refletem as atividades das organizações. As informações que a contabilidade produz podem e devem fornecer aos seus usuários dados que os ajudem a tomar decisões de forma planejada.
Patrimônio
É o conjunto de bens pertencente a uma pessoa ou a uma empresa. Bens, direitos e obrigações