A importância da relação família e escola na educação das crianças
O presente trabalho monográfico tem como tema de estudo a importância da participação da família e escola na educação das crianças e busca fazer uma reflexão sobre aspectos que envolvem estas duas instituições na tarefa de educação das crianças para entender como a relação família e escola podem contribuir no processo de educação destas. O objetivo deste trabalho é levantar reflexões e procurar repensar essa relação entre família e escola e como que a escola pode desenvolver um trabalho que facilite essa relação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cujos principais teóricos são Ariès (1981), Bock (2004), Jardim (2006), Libâneo (2011), entre outros que contribuíram para a reflexão das concepções de família, escola historicamente construída e como estas instituições constituíram espaços de interação e de educação para as crianças. Por fim, o trabalho prisma em fazer reflexões a respeito do tema.
PALAVRAS-CHAVES: Família, escola, educação.
INTRODUÇÃO
O aprendizado da criança não se dar somente na sala de aula. É necessário que a família seja base desse processo. Quando há interesse maior dos pais na educação destas crianças o desempenho das mesmas torna-se maior e melhor em todas as esferas seja na vida escolar, familiar, na sua inserção na sociedade. É primordial a atenção dos pais na vida dessas crianças caso não estejam tendo um bom desempenho na escola para que sejam tomadas as devidas soluções junto à escola o quanto antes para que os problemas que surgirem sejam sanados.
Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar as concepções de família e seu papel na educação das crianças, o papel da escola na educação das crianças e a relação família e escola e sua contribuição na educação das crianças.
O presente trabalho está estruturado em três capítulos. Na primeira parte do trabalho será visto o conceito de família que tem uma multiplicidade de formas e sentidos. Num desses sentidos, a família é definida