Operações com PIGs
O dispositivo PIG se demonstra uma das tecnologias mais eficazes na manutenção de tubulações presentes no mercado atual. A sua importância se eleva na medida em que novas tecnologias surgem. O procedimento com PIG é largamente utilizado em meio industrial, com as mais diversas funções relacionadas ao tratamento interno de tubulações.
Tubulação é um conduto destinado ao transporte de fluidos. Uma tubulação é constituída de tubos de tamanhos padronizados colocados em série. Em indústrias de processamento, indústrias químicas, refinarias de petróleo, indústrias petroquímicas, boa parte das indústrias alimentícias e farmacêuticas, o custo das tubulações pode representar 70% do custo dos equipamentos ou 25% do custo total da instalação. Desse modo percebe se que as tubulações são importantes meios de distribuição de fluidos, exigindo assim uma atenção especial para a sua manutenção.
Existem no mercado diferentes métodos de limpeza e inspeção de dutos, dentre elas, a utilização de um instrumento especial, o PIG, é considerado, hoje, o procedimento mais seguro e mais utilizado. Diversas tecnologias rodeiam o procedimento com PIG, dessa maneira, encontra-se dificuldade na hora de categorizar essas tecnologias em classes,devido, principalmente, a falta de acervo técnico disponibilizado abertamente.
PIG nada mais é que um dispositivo que é inserido no duto e que viaja livremente, dirigido pelo próprio fluxo (água, gás ou seu próprio fluído). A complexidade desse dispositivo varia de acordo com a função que ele irá exercer.
Os PIGs de limpeza tendem a ser os mais simples, feitos geralmente de plástico ou espuma. Esse tipo de PIG deve ser utilizado apenas em tubulações de diâmetro constante.
Existem, porém, tecnologias que permitem a limpeza de tubulações de diferentes tamanhos, sendo adaptável à diferença de circunferência presente em algumas tubulações, são os chamados Mult-Size PIG, ou Dual PIG. Entretanto, os PIGs são utilizados para outras