Dutovias
Centro de Controle Operacional - CCO
O Centro de Controle Operacional (CCO), tem como função monitorar as operações de transporte dutoviários valendo de equipamentos de alta tecnologia. Um dos maiores Centros de Controle Operacional do Brasil é o da empresa Transpetro (empresa filiada à Petrobrás que realiza o serviço de transporte e logística de gás e de petróleo).
O CCO da empresa ,criado em 2002, controla durante 24 horas por dia cerca de 14 mil quilômetros de gasodutos e oleodutos. Com 1.200 m² de área, ocupa três andares do Edifício Sede, utilizando computadores de última geração e tecnologia de ponta em telecomunicação, e o Scada (Supervisory Control and Data Acquisition) sistema de supervisão e controle de operações, transforma as informações operacionais (pressão, temperatura, vazão, etc.) em sinais analógicos e digitais. Um conjunto de servidores permite que as informações, alarmes e comandos de válvulas e equipamentos estejam disponíveis nos consoles para os técnicos de operação.
O Pigging
O pigging é uma técnica empregada na manutenção e monitoramento de dutos e tem como objetivo remover acúmulos de depósitos (como parafina e resíduos de corrosão) e de fases líquidas (como condensado acumulado) no interior do duto e monitorar as condições das paredes internas e externas do mesmo, quanto à ocorrência de processos corrosivos, sua grande vantagem é possibilitar a investigação em toda a extensão do duto.
Os “Pigs” são equipamentos que, inseridos dentro do duto, viajam por toda a sua extensão, impulsionados pela própria vazão do fluido podendo executar uma grande variedade de funções. Os “pigs” podem fornecer também informações das condições da linha (por exemplo, localização de amassamentos e ovalizações, detecção de vazamentos ou pontos onde há redução da espessura de parede do duto).
Exemplo de um “pig” inserido dentro de um duto:
Esquema de