Ensaio de Materiais Metálicos
O Aço é uma liga metálica formada por ferro e carbono. Atualmente, é impossível não associar o aço à construção civil, e ele pode estar presente como parte das obras ou como material principal. O sistema construtivo em aço permite liberdade no projeto de arquitetura, maior área útil, flexibilidade, compatibilidade com outros materiais, menor prazo de execução, racionalização de materiais e mão-de-obra, alívio de carga nas fundações, garantia de qualidade, maior organização nos canteiros de obras e precisão construtiva. É utilizado na construção e elaboração dos mais diversos tipos de bens, como edifícios, pontes, navios, automóveis, dentre outros.
No Brasil, o aço é especialmente utilizado junto ao concreto, no chamado concreto armado, onde o aço, sob a forma de cabos, fios e barras, é posto dentro da estrutura de concreto, afim de suprir as deficiências deste quando submetido a esforços de tração. Os fios e barras de aço utilizados nas estruturas de concreto são classificados em categorias, conforme o valor característico da resistência de escoamento (fy). Nesta classificação, a unidade de medida está em kgf/mm², sendo os aços classificados como: CA-25; CA-50 ou CA-60 (CA = concreto armado, e número indica a tensão de escoamento de cada tipo, por exemplo, para o aço CA-50, sua resistência de escoamento é de 500 MPa).
Aço CA-25 e Aço CA-50
Produzidos de acordo com as especificações da norma 7480/96, são fornecidos nas categorias CA-50, com superfície nervurada e CA-25, com superfície lisa. Os vergalhões são encontrados sob a forma de rolos para bitolas até 12,5 mm e em barras retas ou dobradas de 12m, em feixes de 1.000 e 2.000Kg. Geralmente, quando se faz referência a estes tipos de aço, costuma-se chamá-los de barras de aço.
Aço CA-60
O aço CA-60 apresenta capacidade de soldabilidade com ótimo dobramento e alta resistência. É indicado para a produção de vigotas de lajes pré-fabricadas, treliças, armações para tubos, pré-moldados e outras