Relatório - Análise de Cátions Grupo I
Sertão Pernambucano/Campus Ouricuri
Curso Superior de Licenciatura em Química Disciplina: Química Analítica Qualitativa
Ministrante: Prof. MSc. Vicente Marques
ANÁLISE DE CÁTIONS DO GRUPO I
ANA PAULA FREITAS
EDJAN DE CASTRO SOUZA
JULIO CESAR L. DE OLIVEIRA
LEANDRO LUIS DA SILVA
OURICURI-PE, NOVEMBRO DE 2012
RESUMO
O presente trabalho apresenta uma análise dos cátions do grupo I, (Na+, K+ e NH4+) utilizando sais com a presença dos mesmos, onde as análises são as seguintes: Teste da chama, reação com cobaltonitrito de sódio, reação com base forte e reação com HClO4. Os experimentos envolvem conceitos ácido-básicos, por isso é importante ter cuidado para que tudo ocorra bem.
INTRODUÇÃO
Os íons dos metais alcalinos Na+ e K+ são os maiores cátions do período à que pertencem. Estes íons possuem uma carga pequena e a estrutura de um gás nobre. Por isso, têm uma fraca atração por ânions e moléculas. Por este motivo, a maioria de seus sais são solúveis em água e seus íons raramente formam complexos.
O íon amônio (NH4+), por apresentar a mesma carga e quase o mesmo raio iônico que os íons sódio e potássio, é quimicamente similar a estes íons e, por esse motivo, estudado neste grupo.
Esse grupo de cátions não possui um reagente específico para separá-los. Neste caso, a identificação de cada um deve ser realizada numa solução contendo todos os íons sem prévia separação.
As propriedades dos cátions do Grupo I são as seguintes: Sódio: Os sais de sódio são de coloração branca tipicamente solúveis em água. Em solução aquosa são quimicamente inertes e não são reduzidos a seus íons metálicos. O hidróxido de sódio é muito solúvel em água e é uma fonte comum de íons OH-. Os sais de sódio freqüentemente cristalizam como hidratos.
Potássio: As propriedades gerais dos sais de potássio são similares às do