Professora
O grupo 1 é composto pelos cátions Ag+, Hg2+e Pb2+. Também conhecido como grupo do cloreto insolúvel e recebe esta nomenclatura pelo fato de que para sua separação a solução deve ser reagida com HCl 6 mol.L-1 em excesso. Para que ocorra a precipitação dos cátions na forma de cloreto há formação dos íons AgCl, PbCl2 e Hg2Cl2. O HCl é escolhido como agente precipitante devido a esse reagente não introduzir novos cátions a solução.
O chumbo é pouco solúvel na solução de HCl podendo ser confundido com íon do grupo II, porém na forma de Sulfeto de Chumbo a maior parte é precipitada já a solubilidade dos cloretos de prata e mercúrio é quase inexistente
Além disso, o excesso de ácido assegura a diminuição da solubilidade dos sais formados, através do efeito do íon comum.
2. Objetivo
Realizar testes em uma amostra para identificar de forma qualitativa a possível existência de cátions do Grupo I e fazer considerações a respeito do que foi visto.
3. Materiais e métodos.
Materiais:
Tubo de ensaio
Béquer
Filtro
Bastão de vidro
Papel de filtro
Pisseta
Bico de Bunsen
Tela de amianto
Métodos
Adicionou-se uma certa quantidade da amostra em um béquer, acidificou-se com HCl 6 mol.L-1. Agitou-se e filtrou-se. O precipitado contendo o grupo 1 adicionou-se 40ml de água destilada quente. Filtrou-se ainda quente. O filtrado foi dividido em 3 tubos de ensaio e adicionou-se H2SO4, KI, K2CrO4 respectivamente. Se o primeiro ficou branco comprovou-se a existência de chumbo, se o segundo e o terceiro ficou amarelo comprovou-se a existência de chumbo. O precipitado anterior foi lavado com NH4OH e filtrou-se. Se o precipitado ficou negro comprova a existência de Hg. O filtrado foi separado em dois tubos e adicionou-se HCl e KI respectivamente. Se o primeiro ficou branco comprovou-se a presença de Ag, se o segundo ficou amarelo claro comprovou-se a existência de Ag.
Fluxograma de separação do grupo I
4. Resultados e discussões
A partir de uma