A importância da psicologia nas organizações
A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas). A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.
Principais atividades do psicólogo organizacional:
• A análise do trabalho tem recorrido a novas técnicas devido ao impacto das novas tecnologias; • O recrutamento e seleção foram fortemente terceirizados,diminuiu o peso dos testes psicológicos, e novos instrumentos são usados; • O treinamento e desenvolvimento estão mais relacionados ao conhecimento e aprendizagem continuada como fortes fatores competitivos, fazendo com que o trabalhador se torne um agente ativo dos processos de desenvolvimento de suas competências pessoais e profissionais; • A avaliação de desempenho deixou de ser feita apenas por gerentes e supervisores e são vinculadas ao desempenho do grupo e da organização. Além das mudanças nas práticas tradicionais, a inserção do psicólogo em equipes multidisciplinares incorporou novas práticas ao seu campo de atuação, antes realizadas por outros profissionais; • Na área de administração de pessoal, com atividades como planejamento e enriquecimento de cargos, movimentação e desligamento de pessoas, remuneração e benefícios, planejamento de recursos humanos; • No campo de qualificação, aparecem atividades tais quais desenvolvimento de carreiras e planos de sucessão, desenvolvimento gerencial de equipes; • No que se refere às condições de trabalho e higiene, com atenção à ergonomia e saúde