a importância da politização
Nesse sentido, considerou-se abordar esta temática na expectativa de remeter-lhes a reflexão, proporcionando-lhes a oportunidade de minimizar a distância verificada pela ausência do domínio do assunto ora exposto e maximizar a contribuição na evolução e progresso dos menos esclarecidos.
Politização significa “formação da consciência de direitos e deveres políticos. Nesse aspecto, necessário se faz ampliar o entendimento do seguinte: O que é política? Que influencia produz sobre a sociedade? Qual sua importância para o individuo e a nação?
A política tem origem do radical grego ‘pólis’ que significa cidade. Logo, ‘política’ é a arte de governar e gerir dos destinos da cidade, e é a atividade que por excelência diz respeito à vida pública.
Neste contexto, verifica-se que a politização é o processo de esclarecimentos político, e também uma questão cultural, intrinsecamente ligado a educação, que no caso dos brasileiros, apesar de tê-la garantida na Constituição Federal (Art.5º), vêm constantemente sendo vilipendiado. Mas, a passos de “cágado” muito lentamente, vêm se desenvolvendo e progredindo na medida em que desperta sua consciência para o fato de exercer seus direitos, em detrimento dos excessos de deveres que lhes são impostos através da imensa carga de tributos e obrigações sociais, que por sinal, são brilhantemente esquematizados no fiel propósito imortal de cativá-los.
In suma, ainda que pareça retrógrado e há anos luz de uma sociedade ideal, a politização da sociedade, vem se estabelecendo a largos passos e a uma velocidade muito a quem da imaginação. Em rápida análise, pode-se citar alguns avanços