Importancia da privatização
A política, atualmente, é um dos assuntos mais discutidos pela mídia e entre os cidadãos. Isso porque, há décadas, o Brasil vivia sobre um regime militar, ideologia essa que não aceitava a opinião pública, ocasionando na repressão do povo.
Felizmente, os tempos são outros. O Brasil do século XXI vive uma democracia onde o povo possui o direito de opinar e ajudar nas melhorias do país.
Apesar de presenciar um regime democrático, o país sofre com os mensalões, desvios públicos, as mentiras e falcatruas, pois os governantes eleitos são capazes de roubar e enganar aquele povo que os elegeram.
Assim, indignados com a situação, muitos cidadãos preferem fechar os olhos, ou mesmo, não saber sobre a política do seu país, acreditando que nada poderá combater a corrupção. Mas é neste momento que o povo cai na armadilha dos "ladrões", favorecendo a impunidade e liberdade para que estes assaltem, mais uma vez, os cofres públicos.
Portanto, é importante que o cidadão exerça seu papel na sociedade, fazendo justiça e valendo-se do real significado da Democracia- governo do povo. Não se pode cair na miséria intelectual política, é necessária a mobilização e participação do povo. Um país só é democrático quando há o exercício do direito político e ausência da opressão e ignorância.
Política é a arte de gerir e governar o destino da cidade, uma atividade que diz respeito à vida pública. Já Politização tem como significado a “formação da consciência de direitos e deveres políticos”. Diante dessa afirmação, observa-se que a politização é um processo pelo qual ocorre o esclarecimento político, onde as pessoas desenvolvem e despertam sua consciência para o fato de exercermos e reivindicar nossos direitos, ao mesmo tempo em que realizamos nossos deveres, que são impostos a nós através de tributos e obrigações sociais.
Muitos acham que politizar-se é saber da vida dos políticos ou quanto ganham ou deixam de ganhar. Mas não é apenas isso, ela é uma