A importância da planificaçao
O presente trabalho, realizado no âmbito da disciplina de Metodologia e Técnicas de Investigação Educacional, tem como objectivo investigar a importância do planeamento, organização e avaliação nas aulas de educação física, no desempenho da função docente. Este documento contribui não só para o esclarecimento, como também para a compreensão de mais um tema, em que o objecto de estudo é o professor.
Apresentaremos, por isso, dois estudos complementares, no que diz respeito à temática, mas distintos, no que se refere à metodologia de análise (quantitativo e qualitativo).
Este estudo está dividido em cinco partes, sendo que, na primeira, apresentaremos o âmbito e pertinência do estudo, após uma breve introdução da sua temática; na segunda parte a revisão da literatura, onde procuraremos apresentar o estado da arte; a terceira refere-se à metodologia utilizada; a análise e discussão dos resultados, que correspondem, à quarta parte; e por último seguem-se as conclusões finais.
revisão da literatura
O professor deve ser uma pessoa psicologicamente madura e pedagogicamente formada, capaz de ser o instrutor e o facilitador da aprendizagem, o expositor e o individualizador do ensino, o dinamizador de grupos e o avaliador de performances, o animador e o controlador, o catalisador empático de relações humanas e o investigador, o que domina os conteúdos e o modo de os transmitir (Formosinho, 1992).
O profissional de Educação Física e Desporto deve ser crítico, reflexivo e investigador e não só um mero aplicador das técnicas de ensino (Samaniego & Río, 2005).
Marcelo (1987) citado por Vilar (1994, p.60) considera que “o conhecimento prático é o corpo de convicções e significados, conscientes ou inconscientes, que surgem a partir da experiência”.
O ensino será, por conseguinte, a essência do acto educativo escolar, na medida em que se trate de uma actividade que estruture optimamente a aula e que gere a aprendizagem intelectual mais adequada para que,