Didáctica de c.s
Níveis de Planificação de Ensino e Aprendizagem
Conceito
Planificação é uma actividade que inclui tanto a previsão das actividades didácticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objectivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo do ensino, (PROENÇA, 1989).
Segundo LIBÂNEO, planificação “é a colocação dos objectivos da escola dentro de uma situação concreta de aprendizagem”. Planificação “é um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões, visando atingir determinados objectivos” (PILETTI, 1991). Para GOMES (1991:78), “Planificar aulas e concretizá-las são duas coisas distintas, porque o mais importante é a concretização do ensino e não a natureza dos planos escritos. Contudo, regra geral há uma relação entre os actos de planificar e executar”.
Na óptica do grupo, planificar é organizar sequencialmente as actividades, com vista a permitir a execução e controlo das mesmas para uma certa finalidade.
1.1. Importância da Planificação
- Assegura a unidade e a coerência do trabalho docente, uma actividade que torne possível inter-relacionar, num plano, os elementos que compõe o processo de ensino: os objectivos, conteúdos, os alunos e suas possibilidades, os métodos e técnicas e a avaliação;
- Assegura a racionalização, organização