Fisico quimica
1. Um trenó com uma criança, de peso total 600 N e com uma velocidade de 3,0 m/s, foi puxado num percurso de 10 m por uma força F de 100 N que fazia um ângulo de 37 º com a horizontal. A força de atrito tinha uma intensidade de 5,0 N. 2.1. Represente as forças que atuaram no centro da massa do conjunto. 2.2. Calcule o trabalho de cada uma das forças que atuaram. 2.3. Calcule o trabalho da resultante destas forças. 2.4. Calcule a energia cinética final.
2. Um garoto puxa um comboio de brincar com uma corda, exercendo, na máquina, uma força F1 de intensidade 20 N. A carruagem exerce sobre a máquina uma força F2 de intensidade 5,0 N, na direção do movimento.
O garoto transfere 64 J de energia para a máquina. Despreze os efeitos do atrito. Calcule: 3.5. O deslocamento da máquina, sabendo que este é horizontal. 3.6. A quantidade de energia que a carruagem retirou à máquina para se mover.
3. Os gráficos da figura permitem determinar o trabalho realizado por duas forças eficazes, Fef A e Fef B, constantes, aplicadas no mesmo corpo. 4.7. após este ter percorrido 20 cm. após este ter percorrido 20 cm. durante o percurso. durante o percurso.
Em termos de transferência de energia, indique a ação de cada uma das forças, 4.8. corpo ou para o exterior. corpo ou para o exterior.
Calcule a energia transferida
Indique se a energia foi transferida para o
4. Faz-se subir, com uma