Filosofia, matemática, física e o pensamento científico.”
Grandes Nomes do Passado: Evolução do Presente
Ao recebermos a proposta de trabalho com o tema: "Filosofia, Matemática, Física e o Pensamento Científico”, pusemo-nos a pensar sobre quem pesquisar e sobre o que falar.
Pensar em filosofia, logo traz-nos a memória, o pensamento iluminista e os grandes feitos daquela época para a humanidade. As ideias iluministas francesas influenciaram as instituições políticas modernas. Até hoje, com pequenas modificações, a maioria dos países mantém características iluministas. Uma das figuras de destaque de tal pensamento foi Jean-Jacques Rousseau. No decorrer deste trabalho, mostraremos a sua biografia e trataremos de seus principais feitos/ideias.
Matemática... Pensar em números remete-nos a ideia de calcular. Neste trabalho, para um matemático, falaremos sobre Blaise Pascal que em 1642, inventou a calculadora científica.
Para fechar o pensamento científico de uma época, falaremos dos feitos do considerado maior gênio de todos os tempos: o físico Isaac Newton. Homem este que propôs leis e teorias de grande utilidade para a ciência moderna.
Filósofo Jean - Jacques Rousseau - Biografia
Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra, em 28 de Junho de 1712, foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata. Considerado um doa principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.
Não conheceu a mãe, pois ela morreu alguns dias depois do parto. Foi criado pelo pai, Isaac Rousseau, um relojoeiro calvinista, cujo avô fora um huguenote fugido da França. Quando completou seus 10 anos teve de afastar-se do pai, mas continuaram mantendo contato.
Na adolescência, foi estudar em um rígido colégio religioso sendo aluno do pastor Lambercier. Gostava de passear pelos campos. Em certa ocasião, encontrando os portões da cidade fechados, quando voltava de uma de suas saídas, opta por vagar pelo mundo.
Acaba tendo como amante uma rica senhora