Economia
Num breve excurso, iremos debruçar sobre “Planificação e controlo da produção”. Nesta ordem de ideias, a produção desempenha um factor primordial para o desenvolvimento de qualquer sociedade e tendo em vista a falta de profissionalismo na direcção da produção é um dos aspectos mais frequentes numa organização.
Para que não haja este tipo de constrangimento, é indispensável ter conhecimentos sólidos sobre como planificar e controlar a actividade produtiva de uma empresa com vista num maior aproveitamento dos recursos disponíveis e na maximização da produção.
O trabalho está apresentado em itens, donde estão desencadeados os seus respectivos conteúdos.
Para a elaboração deste trabalho, recorreu-se a consultas de alguns autores que realçam sobre o assunto patente no trabalho
1. Conceitualização
Para melhor abordar sobre a planificação e controlo da produção iremos fazer uma breve conceitualização de alguns aspectos que achamos pertinentes referir.
Sistema – conjunto de elementos interactivos e relacionado cada um ao seu ambiente de modo a formar um todo.
Planificação – actividade que garante que a produção ocorra eficazmente e produza produto e serviço como devido, outrossim:
- Planificação é a declaração daquilo que a empresa pretende fazer para alcançar seus objectivos, isto é, é a função inicial do processo administrativo que consiste na tomada de decisões do que se pretende alcançar no futuro.
Controlo – compreende a verificação da compatibilidade entre a acção organizacional e o plano que a determinou, proporcionando a mensuração e a avaliação dos resultados alcançados.
Produção – é um fenómeno económico que consiste na actuação do homem sobre a natureza, com objectivo de obter através de um determinado processo produtivo bens e serviços necessários para a satisfação das suas necessidades.
Nesta ordem de ideias, a funcionalidade das actividades de planificação e controlo de produção, onde cada uma fundamenta a outra, há que