Comidas
As enzimas, são naturalmente a chave da vida, comandam tudo, desde as bactérias até ao ser humano; estas são utilizadas actualmente nos mais variados processos alimentares.
As enzimas, moléculas proteicas especializadas que vivem nos organismos, são os catalizadores das reacções químicas. Elas alteram o desenvolvimento da reacção química sem se modificarem a elas próprias. Essenciais nos metabolismos de todos os seres vivos, estas também podem ser usadas independentemente, para activar as reacções. Estas foram usadas (primeiro de forma inconsciente) por milhares de anos na produção de alimentos e álcool. A sua eficiência, especificidade e a sua perfeita integração no meio ambiente levou a um aumento do seu uso no processamento alimentar, tal como em muitos outros sectores industriais.
As enzimas ao longo do tempo
Recentemente, os progressos da biotecnologia têm tornado possível a utilização de enzimas no tratamento dos alimentos, oferecendo soluções para vários problemas persistentes, tal como na criação de novas oportunidades. Hoje em dia, uma grande quantidade de enzimas purificadas já é utilizada. Talvez um dos melhores exemplos seja o avanço da tecnologia enzimática moderna na transformação do amido em açúcar. Este processo originalmente envolve a ebulição do amido em ácido, uma grande quantidade de energia e subprodutos não desejáveis. Contrariamente, o processo enzimático tornou tudo muito mais simples, poupando energia e prevenindo a poluição. Desde os meados dos anos 50 que ocorreu um desenvolvimento rápido da tecnologia enzimática. O desenvolvimento da bioquímica levou a um melhor entendimento da grande variedade de enzimas presentes nas células vivas e no seu modo de acção. Extrair ou isolar enzimas de microrganismos, por exemplo, aumenta a sua eficiência. Enzimas