Comida
Mas do que querer provar que a humanidade tem outros anseios além de estar com o estomago cheio, os compositores dessa música queriam através dela protestar contra o governo, pois na ocasião, a política brasileira passava por crises como a inflação nas alturas, o custo de vida muito alto, que a grande maioria não tinha sequer o básico, expressam a indignação sobre o governo que acha que você tem que se contentar com o que eles decidem.
O ser humano não deve apenas trabalhar e conseguir o mínimo necessário para sobreviver, tais como, moradia, comida, saúde, transporte. Um dos seus direitos inalienáveis é o do acesso à cultura e ao lazer, é assim que ele se humaniza que ele se percebe no outro, que ele cria e transforma a sua realidade social de forma dinâmica e criativa
Na parte que diz "bebida é água, comida é pasto. Você tem sede de que? Você tem fome de que?" questiona a pessoa sobre suas vontades que não são atendidas pelo governo acomodado com a situação do Brasil.
Claro que, não chegamos ao absurdo de desconsiderar o fato de ser de suma importância o combate a fome, etc. Através da composição delas dá pra ser relatado que a humanidade não fica restrita aos aspectos biológicos , mas sim sociais também como acessos a espetáculo teatral ou musical ,visitar um museu ou qualquer outra exposição artística. Precisamos sim de "cestas básicas", mas também somos carentes de cultura.
É uma música de questão bastante política.
Em resumo a letra permite vários olhares: Crítica às injustiças sociais que privam as pessoas ou classes sociais, a letra pode fazer referência à inconstância humana que propaga uma eterna necessidade de algo a mais, enfim, uma mensagem inusitada naquele momento, mas que serve direitinho para os dias