Curto circuito
DE
CIRCUITOS
ELÉTRICOS I
TEMA : CURTO-CIRCUITO
DISCIPLINA: CIRCUITOS ELÉTRICOS I
TURMA: ELETROTÉCNICA – 2011
CURTO-CIRCUITO
Um curto-circuito é uma ligação de baixa impedância entre dois pontos de potenciais diferentes, essa ligação pode ser metálica quando se diz que há um curto-circuito franco ou por um arco elétrico, que é a situação mais comum, uma situação intermediária é a dos curtos causados por galhos de árvores ou outros objetos que caem sobre as linhas de transmissão de energia elétrica.
No momento do curto-circuito acontece uma rápida elevação da corrente atingindo valores superiores a 10 vezes a corrente nominal do circuito, e nos casos de circuitos longos de distribuição de energia elétrica, a corrente de curto-circuito pode ser igual a corrente de carga, o que exige técnicas especiais para sua identificação, são os chamados curtos-circuitos de alta impedância.
Com a elevação da corrente, surgem esforços mecânicos entre os condutores ou entre componentes dos equipamentos (efeitos mecânicos) e aquecimentos dos condutores ou das partes condutoras dos equipamentos (efeitos térmicos).
No caso dos curtos-circuitos através de arcos elétricos podem acontecer explosões e incêndios, e se não houver uma pronta atuação da proteção, outros curtos-circuitos também podem dar origem a incêndios e explosões.
Como regra geral de proteção nas médias e altas tensões, considera-se que os efeitos mecânicos devem ser suportados pelos equipamentos e faz-se a proteção contra os efeitos térmicos.
Para as baixas tensões são desenvolvidos equipamentos de proteção limitadores que cortam a corrente de curto antes da corrente atingir o primeiro valor de crista (valor de referência), desse modo consegue-se proteger contra os efeitos mecânicos.
Os barramentos, os condutores e os equipamentos das instalações elétricas e seus sistemas de proteção precisam ser dimensionados levando em conta os