Curto Circuito
|
|
http://www.engenheirosassociados.com.br/protecao.php
|
|
Bom dia, Terça Feira, 29 de Outubro de 2013
Newsletters | Favoritos | Home
Utilizando o mais moderno software de aplicação em proteção de sistemas elétricos (PTW 6.0 - SKM) aliado ao conhecimento técnico e a larga experiência de nossos profissionais a EA oferece a seus clientes:
- Cálculo de Nível de Curto Circuito;
- Estudos de Coordenação e Seletividade de Proteções;
- Parametrização de Relés;
- Proteção e Partida de Motores de Média Tensão;
Os Estudos de Curto-Circuito realizados nos sistemas elétricos podem ter diferentes finalidades, tais como as seguintes:
- Verificação da capacidade de ruptura dos disjuntores.
- Verificação da capacidade dos disjuntores de suportarem os esforços dinâmicos produzidos pelas correntes de curto-circuito assimétricas máximas.
- Obter as contribuições subtransitórias e transitórias dos ramos ligados ao ponto de defeito, as quais servirão como subsídio para determinar os ajustes dos dispositivos de proteção.
Os estudos tem, potanto, como objetivo principal, a obtenção das contribuições subtransitórias e transitórias, visando à determinação dos ajustes dos dispositivos de proteção.
Em nossos estudos, utilizamos o software PTW da SKM, módulo DAPPER, que utiliza a técnica da montagem da matriz de admitâncias Nodal Ybus e posteriormente efetua a inversão da mesma para a obtenção da Matriz Zbus.
Técnica de Montagem da Matriz
A partir do diagrama unifilar e dos dados do sistema, o programa gera a matriz admitância (Ybus). A matriz Ybus é quadrada com tamanho correspondente a quantidade de barras do sistema. As características da matriz Ybus permitem sua inversão, obtendo-se assim a matriz de impedâncias (Zbus) e com isso tornando possível o cálculo das correntes de falta nas barras, utilizando-se a Lei de Ohm.
Faltas Equilibradas
As correntes de falta em um sistema trifásico