Ensaio em Curto Circuito
Ensaio cinco: Ensaio em Curto Circuito
Relatório desenvolvido durante a disciplina de Transformadores,
Introdução
Neste trabalho temos como objetivo a análise do ensaio em curto circuito. O ensaio em curto circuito é o que nos permite determinar as perdas no cobre (Pcu) nos enrolamentos primário e secundário de um transformador real.
Fundamento Teórico
O ensaio em curto circuito consiste em submeter ao transformador uma tensão, regulada por um Variac, no primário, e deixando o secundário curto circuitado. O ensaio é feito na alta tensão, uma vez que a corrente medida é elevada. O esquema a ser montado na prática é o seguinte:
Em nosso ensaio, utilizamos o Variac como fonte variável de tensão, para uma melhor regulação da mesma.
Descrição da Prática
Material Utilizado
Multímetros Digitais
Voltímetro, amperímetro e wattímetro analógicos
Transformador
Fusíveis
Fonte de 220V
Transformador com ajuste de Taps (Variac)
Procedimento na bancada
Montamos o sistema com o transformador sem carga no secundário e ajustamos o autotrafo em 12 V. A potência ativa foi medida pelo wattímetro, a tensão e a corrente no primário pelos multímetros. Com estes resultados encontrados, podemos encontrar os parâmetros de magnetização do transformador, a potência aparente, o fator de potência e a potência reativa gasta.
Valores Calculados e Medidos
Medido
Pcc
20 W
Vcc
15,45 V
Icc
1,60 A
Calculado
Uk
0,0702
Zeq
9,66
Cos f = Fp
0,79
Req
7,81
Xeq
5,69
Icc_Máx
22,79 A
Conclusão
Utilizando o ensaio em curto circuito podemos encontrar as potências gastas pelo transformador na relação de transformação, sejam ativas, reativas ou aparentes. Também encontramos as impedâncias longitudinais, responsáveis pela perda no cobre. É importante saber que este teste também auxilia no cálculo da corrente máxima de curto