A importância da música na ed. infantil
Tema
A música é fundamentalmente, um meio para a criança adquirir determinadas competências. Ela desenvolve a sensibilidade, a percepção, a observação, a atenção e a memória auditiva, e este é o conjunto de habilidades que fica na cabeça do indivíduo. Desde cedo, a criança demonstra interesse por ritmos e sons musicais. Parece mesmo que a receptividade à música é um fenômeno corporal e que a relação da criança com a música começa quando ela entra em contato com o universo sonoro que a cerca, a partir de seu nascimento.
Problematização
Atualmente, a mídia tem desviado a importância do conteúdo musical que é direcionado nos programas infantis. As crianças têm absorvido a música de forma prejudicial ao desenvolvimento intelectual e social.Com a modernidade, os brinquedos e as brincadeiras foram substituídos por telas de vídeo-game, internet e a tradicional televisão. Com o avanço tecnológico, a música também sofreu mudanças radicais e grande parte desse mercado sonoro, está sendo introjetado às crianças como um produto sem qualidade e de nenhum valor educativo. A ausência da família tem grande influência na divisão de tempo das tarefas diárias das crianças, incluindo os programas de TV a serem assistidos, na escolha das atividades evitando rotinas e desgastes, lembrando que o ideal diversificar.
Objetivo:
• Investigar os benefícios da utilização da música como suporte para aulas na educação infantil; encaminhando as crianças à cooperação e as trocas sociais; desenvolvendo a compreensão mútua pelo intercambio de idéias e conhecimentos; vivenciando assim os próprios sentimentos.
Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal. Desenvolver a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação à música. Aprimorar a linguagem oral e articulação. Trabalhar a imaginação, discriminação auditiva, elemento surpresa, toque noção de espaço, memória, concentração,