a musica na idade infantil
1 Graduada em Pedagogia – Ed. Infantil – Ed. Popular. E-mail para contato: endler28@yahoo.com.br.
76a pesquisar sobre o assunto, foi o interesse e fascínio que observei nesta turma pela música. O objetivo desta pesquisa foi o de encontrar subsídios para ajudar no planejamento das aulas, visando ao desenvolvimento da turma, usando o recurso da música. As crianças gostam e precisam de música na escola por ser um importante instrumento de interação, socialização. Proporciona o trabalho em grupo, desenvolve coordenação motora, expressão corporal e verbal, interação com uma manifestação artística, dotada de historicidade e cultura.
O som, o ritmo, a melodia fazem parte de suas vidas. A música se faz presente no ar, as envolvendo completamente, desde a mais tenra idade: a voz da mãe nas canções de ninar, ao ensinar as primeiras palavras, a voz do pai, dos irmãos, da família, ao falarem seus nomes, contarem histórias, ao ouvirem o rádio, o canto dos passarinhos, o miado do gato, o vibrar das batidas das mãos, o ruído do avião e tudo o que se faz com ritmo e melodia.
Relacionamos uma extensa variedade de vivências com sons, ritmos e movimento. No decorrer desta pesquisa, foram propostas várias atividades musicais de forma a estimular ainda mais o gosto pela música, como também desenvolver o pensamento autônomo e criativo por parte das crianças. Os meios técnicos de comunicação foram utilizados como instrumento de auxílio na descoberta dos diferentes sons, mas, em momento algum, se sobrepôs às vivências e trocas dos participantes deste trabalho. Está pesquisa contribuiu para que eu refletisse e entendesse a importância da
música