M SICA NA EDUCA O INFANTIL
Marioni Godinho dos Santos do Rosario
Maria José Lozano
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (Ped0414) – Trabalho de Graduação
13/12/2014
RESUMO
O presente artigo abordará a música na educação infantil, como parte integrante do aprendizado, sendo indispensável seu uso durante o principal período de formação da criança, pois, verifica-se que a música está presente na vida de todos mesmo antes de seu nascimento contribuindo diretamente para a formação integral do ser humano. Apresentam-se neste trabalho algumas leis que garantem a melhora de nosso ensino e a obrigatoriedade da música na escola. Busca-se contemplar conceitos, aspectos e história da música e da educação infantil, justificando assim a utilização da música como recurso pedagógico. Refere-se também ao papel do professor como mediador do ensino, devendo utilizar a música para o desenvolvimento integral de seu aluno.
Palavras-chave: Música. Desenvolvimento. Educação Infantil.
1 INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem por objetivo dissertar acerca da música na educação infantil. Busca-se compreender a educação infantil no Brasil, que iniciou com um cunho assistencialista e apresenta um breve relato sobre a história da música e seu conceito, abordando ambos, como sendo, necessários para a compreensão da música no contexto escolar infantil.
Apresenta-se neste trabalho alterações feitas na LDB- Lei de Diretrizes e Bases 9.394/1996, através das leis 11.769/2008 e 12.796/2013, que garantem ganhos significativos para o ensino e corroboram para a musicalização infantil nas instituições de ensino.
A infância é o principal período de desenvolvimento do ser humano, para tanto, divide-se o presente trabalho em tópicos que apresentam além da história da educação infantil e da música, a musicalização infantil, a música na educação e o papel do professor, contribuindo assim para a compreensão e aplicação da música na educação infantil, como meio lúdico de