005GT07 M SICA ELEMENTO DE COMUNICA O NA EDUCA O INFANTIL
2046 palavras
9 páginas
MÚSICA: ELEMENTO DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTILYara Pereira e Silva yyarageo@hotmail.com Graduando em Geografia pela UEPB
Graduando em Pedagogia pela UFPB- Virtual
Mônica de Fátima Guedes de Oliveira
Mestre em Educação
Professora da UEPB/DLE/CH
guedesdefatimamonica@yahoo.com.br
Resumo:
A música é uma linguagem alternativa moderna e lúdica que assume grande importância no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil. Utilizar esse elemento sonoro nas salas de aulas é compreender a capacidade atrativa, indutiva, prazerosa e motivadora que a música pode proporcionar as crianças. Esses benefícios que a música traz, pode ser uma grande aliada ao processo de ensino e aprendizagem na busca de facilitar e desenvolver os conteúdos do saber escolar de forma dinâmica e sedutora. Dessa forma objetivamos mostrar que a música é um rico instrumento de comunicação, que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois ela facilita a aprendizagem e também a socialização do educando.
Palavras-chave: música, comunicação, aprendizagem.
No atual contexto da educação brasileira ainda nos deparamos, com metodologias tradicionais onde o discurso do professor é o único recurso utilizado em sala de aula, isso mostra a resistência da escola ao novo, essa resistência acaba prejudicando o processo de ensino e aprendizagem e intencificando a motononia em sala de aula. Dessa forma a música assume grande importância pedagógica, diante do desafio que o professor tem de facilitar a aprendizagem e o aluno de construir o seu próprio conhecimento. Essa possibilidade didática encontrada pelo professor pode sim fazer toda a diferença em sala de aula, basta que se tenha um olhar sensível e capaz de evitar que o cotidiano escolar não seja engolido pela mesmice do dia-a-dia. A partir dessas reflexões apontamos a música como uma das alternativas didáticas que pode fazer parte da sala de aula na educação infantil.
Precisamos acompanhar as mudanças que se processam, estando atentos às