estudo de caso pa 3
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: PROJETO ARQUITETÔNICO- HABITAÇÃO COLETIVA
PROFESSORES: RICARDO MEIRA E ANA ISABELA SOARES
ALUNAS: KATARINA DE SOUSA GOMES RA:C218766 NATHALLY LITHIE DA SILVA RA:C228IH8 THAYNARA RA:
ESTUDO DE CASO
BRASILIA
MARÇO/2015
Ficha técnica
NOME INTERBAU APARTMENT HOUSE
AQUITETO
OSCAR NIEMEYER
DATA
1955-1957
LOCALIZAÇÃO
BERLIM-ALEMANHA
ENDEREÇO
ALTONA STR. 4-14
FUNÇÃO
HEBITAÇÃO COLETIVA
CORRENTE
MODERNISTA
O Apartment house
O prédio de oito andares por Oscar Niemeyer e Soares Filho foi a contribuição do Brasil para o Internacional Builders Fair de 1957.
A construção da estrutura de concreto repousa sobre pilares em forma de ''V'' e tem 27m de altura, 72m de comprimento e 15m de largura. O seu eixo longitudinal corre norte-sul. Há 78 apartamentos com um total de 5089m².
A fachada é composta por galerias retangulares cuja uniformidade é dividida por uma faixa de janelas no 5º andar, que foi concebido como a sala comum do prédio. A ideia foi de gerar um sentimento de comunidade, proporcionando espaço para eventos - uma ideia chamada "Conjunto" .
A característica mais importante é a torre ao lado do edifício, que possui um elevador de serviço e um elevador de passageiros. A torre está ligada ao edifício principal por passagens apenas para os andares 5 e 7. Por causa desta solução habitante-hostis usam principalmente uma das seis escadas no centro.
Niemeyer procura compatibilizar o máximo de altura com o mínimo de paradas de elevador e ruas internas garantindo ventilação cruzada e dupla orientação para o apartamento normal junto com o máximo de privacidade no seu acesso
As salas se dispõem a oeste e os dormitórios se dispõem a leste, voltados para o parque. Cada patamar de escada é compartilhado só por dois apartamentos.
O estacionamento