musica na ed. infantil
Ao passar dos anos, já com a música introduzida em seu contexto sócio – educacional e cultural, a criança associa movimentos corporais bastante expressivos que o educador pode utilizar como fonte estratégica para desenvolver habilidades especifica nos educandos. Na educação musical, os conteúdos são desenvolvidos em forma de projetos, brincadeiras e jogos, fazendo da aprendizagem escolar uma atividade prazerosa que ocorre em paralelo à formação de hábitos e regras essenciais para que haja socialização. O educador é mediador e estimulador e a criança é aprendiz através de suas próprias ações mediante observações, tentativas e experiências concretas.
O uso da música como método auxiliar de ensino e aprendizagem busca atender melhor o mundo de forma lúdica. Através dela a criança interage com o outro para aumentar seus conhecimentos. O educador que apresenta vários estilos de músicas a seus educandos está ajudando-o a apurar seu gosto com um repertorio que deverá estabelecer relações entre o que a criança ouve e o que sente. A sensibilidade natural da criança irá aumentar e o educador deverá assumir postura de disponibilidade em relação ao trabalho com a linguagem musical.
CAPÍTULO I – MÚSICA
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silencio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas, comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas, etc. Faz parte da