A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
KIECKHOEFEL, Leomar. Metodologia Do Ensino Superior. Massaranduba: IESAD, 2009.
Pesquisar aguça a formação do professor, e a sua relação com os saberes. Ocasionando modo de pensar, e de conhecer diferentes. A pesquisa nasce tendo em base a pergunta, com o intuito de responder todas as demais perguntar ao seu redor. A resposta segundo Furlanetto (2006, p.6), é o que pior pode acontecer, em uma questão, pois estanca o fluxo do pensamento, e ausência de respostas porem cria espaços reflexivos, mantendo o pensamento em movimento constante.
Pesquisar [...] é sempre também dialogar, no sentido específico de produzir conhecimento do outro para si, e de si para o outro, dentro de contexto comunicativo, nunca de todo devassável e que sempre pode ir a pique. Pesquisa passa a ser, ao mesmo tempo, método de comunicação cabível e adequada, e conteúdo da comunicação, se for produtiva. Quem pesquisa tem o que comunicar. Quem não pesquisa apenas reproduz ou apenas escuta. Quem pesquisa é capaz de produzir instrumentos e procedimentos de comunicação. Quem não pesquisa assiste à comunicação dos outros. (DEMO, 2000, p. 39).
O planejamento é essencial para a prática pedagógica. Ele auxilia o professor, sustentando o seu fazer e pensar, para que o processo de aprendizagem seja muito mais significativo. Mas para que seu planejamento esteja dentro do contexto da educação, ele precisa estudar muito o conteúdo para realmente saber o que esta fazendo. É preciso abranger a forma de planejar, sair daqueles assuntos rotineiros e que muitas vezes não são de grande importância para a aprendizagem. O professor precisa ser coerente em seu planejamento, levando em consideração a realidade dos alunos. Existem algumas tendências educacionais que são, a tradicional onde a autoridade máxima era o professor; A tecnicista que formava o aluno para o mercado de trabalho; A libertadora que faz uma